domingo, 15 de janeiro de 2023

Agora o CPF é o único número necessário de identificação

 


Agora o CPF é o único número necessário de identificação; Entenda


Menos documentos: Agora o CPF é o único número necessário de identificação; Entenda

Terra Brasil Notícias janeiro 15, 2023

Menos documentos: Agora o CPF é o único número necessário de identificação; Entenda

Foto: Divulgação/Receita Federal.


A Lei nº 14.534/23 foi sancionada na última quarta-feira (11) e já é conhecida como “Lei do CPF”, que torna este documento o único número de registro geral dos cidadãos brasileiros. Pela norma, os órgãos públicos não poderão exigir números de outros documentos no preenchimento de cadastros.


O vacatio legis da lei é de 12 meses, período necessário para a adequação dos órgãos públicos e, segundo o relator da lei, o senador Esperidião Amin, as classes mais pobres seriam favorecidas no acesso aos benefícios públicos como SUS, Bolsa Família e saque aniversário do FGTS.


A medida contribuiu na memorização dos documentos. Agora o CPF é o único número necessário de identificação. Vale destacar que os sistemas de computadores e sites de órgãos públicos também terão que remover campos de coleta de dados desnecessários, sendo muito provável a reprogramação de diversos softwares existentes.


Há poucos meses, também tinha sido criado a Carteira de Identidade Nacional, com o objetivo de unificar a localização dos diversos números em um único lugar. O advento do CPF como número único facilita em muito a vida de cada brasileiro, tirando a necessidade de carregar dois ou três documentos na carteira. É o que destaca Paulo Masili, diretor financeiro da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD). Desse modo, confira abaixo os cinco impactos do CPF como registro único na nossa rotina:


Carteira mais leve: a medida desobriga o cidadão andar com vários documentos para solicitar algum serviço público e, na hipótese de perda ou furto, solicitar a segunda via apenas do CPF.

Um número é mais fácil de gravar: para as pessoas que não têm boa memória, fica mais fácil decorar apenas o CPF e, na hora solicitada, fornecer o número.

Órgãos públicos com menos dados pessoais: com essa medida, as instituições só poderão pedir o CPF para identificação do cadastro dos brasileiros, e isso torna a proteção dos dados pessoais mais fácil, a partir do ponto de vista de que há menos dados sendo tratados pelas instituições.

Um único número para diversas finalidades: seu CPF será usado para sua identificação no trânsito, SUS, em eleições, Previdência Social, Fundo de Garantia etc.

Valorização maior da identificação: Havendo apenas um número de identificação, isso o torna mais importante. Antes, se vazasse seu número de Renavan, isso poderia ter um impacto menor, mas agora, sendo apenas o CPF necessário para a identificação das pessoas, escala mais ainda a importância do número para o cidadão e somatiza o dever de guardar este bem para as instituições.

Para Thiago Rosa, bacharel em direito e diretor da ANPPD, o CPF será o dado pessoal mais importante de cada brasileiro e o seu correto tratamento trará uma maior segurança jurídica e segurança da informação para todos. Para que seu uso seja o mais correto possível, demandará um grande esforço governamental na conscientização dos brasileiros no uso correto do CPF.


Na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que também é nova e complementa essa questão, existe o Princípio da Necessidade, conhecido como Minimização de Dados, e este princípio consiste no tratamento de uma quantidade adequada de dados pessoais, com o objetivo de minimizar o impacto de um futuro vazamento possa trazer a vida das pessoas e na LGPD. Nas empresas, a minimização ajuda a mobilização de esforços na proteção de dados e nos recursos investidos para o compliance com a LGPD, que impacta tanto os dados coletados em papel como também nos meios digitais. A partir de agora, os órgãos públicos terão que readaptar os seus sites e sistemas computacionais.


Créditos: Jovem Pan

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

SEGURANÇA PÚBLICA





Na manhã desta quarta-feira (11) o Prefeito de Sarandi, Walter Volpato, juntamente com a Primeira Dama, Lucia Volpato, Vice-prefeito, José Wlademir Garbúggio, Chefe de Gabinete, Osvaldo Luis Alves e os demais Secretários Municipais, receberam no gabinete o mais novo Delegado do Município, o Dr. William Araujo Ribeiro, acompanhado do Delegado chefe da policia de Sarandi, Dr. Adriano Garcia. 

Na oportunidade o Prefeito como chefe do executivo deu as boas vindas ao Delegado e reiterou a parceria entre o município e policia civil, para fortalecer ainda mais a segurança pública do município. 

É a primeira vez na história que Sarandi tem a disposição da população dois delegados, isso reforça o compromisso do Prefeito com a segurança pública da cidade, intensificando o combate a criminalidade, que vem diminuindo ainda mais em nosso município.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Inaugurada Nova Sede de Autarquia de Aguas de Sarandi-PR



































Na manhã desta sexta-feira (16), a Prefeitura do Município de Sarandi realizou a inauguração da nova sede da Autarquia Águas de Sarandi, localizada na Av. Londrina, ao lado da Paróquia São Paulo Apóstolo. Mais moderna, acessível e confortável para o público, a nova sede está instalada em um terreno de 2.950m², com 1.821,15 m² de área construída e comportará 105 servidores públicos da Autarquia, sendo composta por três pavimentos e garagens, uma obra com um investimento total de R$ 4.058.111,48 reais.

Duas pessoas significativas para a vida de Sarandi foram homenageadas com a nova sede da Autarquia, o nome de José Vitório Vignoto, que leva o nome da autarquia, chegou a Sarandi em 1963 e sempre foi ativo na vida social da cidade, participando do seu crescimento, investindo e acreditando no futuro da nossa cidade. Já o Salão Nobre de Reuniões foi batizado com o nome de Durval Rodrigues, onde começou sua carreira como servidor público de Sarandi em 1996, e exerceu a função de Assistente Administrativo na Autarquia desde 2010, sendo um exemplo de trabalhador durante os 25 anos que serviu o Município de Sarandi.

Durante a cerimônia, tivemos a entrega do Caminhão Caçamba Basculante, que será utilizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo. Também tivemos a apresentação do grupo "Mães Amigas", da APAE, que fizeram uma belíssima participação no evento de inauguração da nova sede.

Estiveram presentes na inauguração, o Prefeito de Sarandi, Walter Volpato, Primeira Dama do Município e Secretaria de Assistência Social, Maria Lucia Volpato, Vice-prefeito de Sarandi, Wlademir Garbúggio, Deputado Estadual Evandro Araújo, Secretário de Urbanismo, Walter Volpato Júnior, Superintendente da Águas de Sarandi, Michel Caldato, Engenheiro da Autarquia Águas de Sarandi, Elton Osvaldo Cunico, Chefe de Gabinete, Osvaldo Luis, Presidente da Câmara dos Vereadores, Eunildo Zanchim, os Vereadores Dionizio Diocar, Fábio Balako, Adriano Amorim, Belmiro Barbeiro, Ireni Moura e Toninha Aguiar, demais Secretários Municipais, Presidente da AMPEC, Aristides Mossambani, Representante da SANEPAR, Diego Augusto, Gerente do Sicredi, Márcio Lima, Gerente de Negócios Sicredi, Jorge Ferreira, Vice Presidente da ASSEMAE, Darci Schitz, Padres Décio, Beto e Michel, Diretor Executivo do SAAE, Vitor Giacobbo, Ex-prefeito de Sarandi, Cido Spada, Representante Arquidiocese, Everton Barbosa, Capitão Manoel do Corpo de Bombeiros, familiares dos homenageados Durval Rodrigues e José Vitório Vignoto, servidores públicos e imprensa local.

Em sua fala, o Prefeito de Sarandi, Walter Volpato, ressaltou: “Esta é uma importante conquista para a história de Sarandi, onde estamos cuidando do nosso bem mais precioso, a Água. Além de trazer conforto para atender a população sarandiense”. O Engenheiro da Autarquia Águas de Sarandi, Elton Osvaldo, acrescentou: “Hoje é um dia de celebração, o resultado do esforço e engajamento de todos os servidores, essa é uma vitória para todos nós”. Já o Vice-prefeito de Sarandi, Wlademir Garbúggio, concluiu: “Foi através do esforço de todos os servidores públicos da Autarquia, que conseguimos essa conquista para o nosso Município. Parabéns a todos”. 

domingo, 27 de novembro de 2022

HANDEBOL FEMINO ADULTO DE SARANDI VENCE SEMI E GARANTE VAGA NA FINAL DO JAPS 2022

 



A equipe feminino adulto da Unicesumar/Prefeitura/Águas de Sarandi/ Sejuv/ Ash conquistou  na tarde de hoje uma vaga histórica para nossa cidade.

A equipe Sarandiense enfrentou a forte equipe de Jardim Alegre no complexo esportivo Aúreo  caixote na cidade de Apucarana onde está sendo  realizada a fase final dos jogos abertos do Paraná e acabou vencendo por 33 a 31na semi final.

Esse resultado é importantissimo para Sarandi e consolida ainda mais nossa modalidade entre as potências do estado Paraná.

A equipe da Unicesumar/Sarandi enfrentará a tradicional equipe da cidade de Maringa as 10:30 também no Aúreo Caixote.

Mais uma vez queremos agradecer a todas as nossas atletas por tamanha dedicação, aos nossos apoiadores por acreditarem no nosso projeto e ao poder público municipal de Sarandi através da Secretaria municipal da juventude por todo suporte para mais essa importante conquista.

Como sempre digo, viva Sarandi e sua gente.

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Reforma da quadra poliesportiva da escola municipal Hioshio Hayashi-Sarandi-PR

 






Reforma da quadra poliesportiva da escola municipal Hioshio Hayashi

Na manhã desta sexta-feira (11), a Secretaria Municipal de Educação realizou a inauguração da reforma da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Yoshio Hayashi, a quarta quadra poliesportiva reformada das escolas municipais que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Sarandi. Sendo esta, uma parceria entre Prefeitura do Município de Sarandi e Câmara Municipal de Vereadores de Sarandi.

Atualmente, a equipe da Escola Municipal Yoshio Hayashi é composta por 53 profissionais sob a direção da Diretora Sandra Regina, onde é atendido um total de 790 alunos nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Para abrilhantar o evento, tivemos a apresentação de “Dança Aérea” com o dançarino Higor Kauffan, com a música Flashlight, e também, os alunos da turma do 5º ano A e B, junto com o Professor Milton Albano, que apresentaram a música “Canção da América”, do cantor Milton Nascimento. Ambos fizeram um verdadeiro espetáculo para todos ali presentes.

Durante o evento, estiveram presentes, o Prefeito de Sarandi, Walter Volpato, Vice Prefeito, Wlademir Garbúggio, Secretário de Educação, Antônio Del Nero, a Diretora Sandra Regina, Presidente da Câmara de Vereadores de Sarandi, Eunildo Zanchim e os vereadores, Fábio Balako, Adriano Amorim, Belmiro Barbeiro e Toninha Aguiar, o Presidente da AMPEC, Aristides Mossambani, Soldado Dias, representando a PM, GM Vanderlei, representando a Guarda Municipal de Sarandi, os Secretários, Walter Volpato Júnior (Urbanismo) e Claudio de Souza (SEJUV), alunos e professores da escola.

Em sua fala local, o Prefeito de Sarandi, Walter Volpato, salientou: “Gostaria de agradecer a Deus, pela oportunidade de estar inaugurando mais uma reforma de quadra nas nossas Escolas Municipais, mais uma importante conquista para a educação de Sarandi”. Já o Vice Prefeito, Wlademir Garbúggio, ressaltou: “Garantir um espaço de qualidade para as atividades dos nossos alunos, é um compromisso que nós temos com as crianças e adolescentes do município”. O Secretário de Educação, Antônio Del Nero, concluiu: “Ver que todo o planejamento que estamos fazendo para as escolas do município estão se tornando realidade, este é o resultado de todo um trabalho que estamos fazendo na Secretaria de Educação. Parabéns a todos”.

CAMINHOS DA UVA - TURISMO RURAL





Vieram conhecer o Caminhos da Uva, em Marialva, um grupo de turistas de Astorga. Eles passaram por diversas propriedades se encantando com as parreiras, estufas de suculentas e o delicioso vinho produzido aqui. O grupo foi recepcionado pela nossa diretora de turismo Solange Alvarenga.

A rota do Turismo Rural Caminhos da Uva está no nosso mapa, acesse o link abaixo e conheça mais sobre essa experiência.

https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?hl=pt-BR...

Pais atipicos alto indice de estresse

O apoio psicológico a pais de crianças atípicas é fundamental para a saúde mental e bem-estar dos pais, ajudando-os a lidar com o estresse e...