Abrabar destaca avanço e diz que setor aguarda linha de crédito e renegociação de dívidas de impostos e tributos para tentar reabrir
O prefeito Rafael Greca sancionou sem vetos, nesta terça-feira (22), a Lei nº 15.848 que permite o funcionamento de bares e casas de eventos como restaurantes durante a pandemia em Curitiba. A iniciativa, aprovada pela Câmara de Vereadores, vai permitir uma retomada destes setores que permaneceram fechados nos últimos 15 meses devido as restrições de enfrentamento ao novo Coronavírus (covid-19).
A legislação, que entrou já entrou em vigor, foi proposta por diversos vereadores para auxiliar os empreendedores de bares e casas noturnas e de eventos."É muito importante para nosso setor, daqueles que não tem espaço para cozinha, fazer uma parceria com outro estabelecimento e que possam servir nesses locais", ressalta Fábio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar).
De acordo com ele, esse alvará emergencial, vai permitir, no caso de mudança de bandeira em Curitiba, voltar com as atividades em meio a crise provocada pela pandemia. "Temos que ter um planejamento de retomada, porque não está tendo isso em Curitiba. Tivemos que recorrer ao legislativo para poder fazer uma situação como essa, de ter a oportunidade de trabalhar", lembrou.
A legislação foi proposta pelos vereadores Tico kusma,
Alexande Leprevost, Amália Tortato, Mauro Ignácio, Professor Euller e Flávia
Francischini, e outros coautores. A diretriz abrange bares e outros
estabelecimentos destinados a servir bebidas, com ou sem entretenimento,
discotecas, danceterias, salões de dança, casas noturnas e similares.
“Os estabelecimentos estarão sujeitos à fiscalização, pelos órgãos competentes, e o não cumprimento dos requisitos legais […] ensejará a aplicação da respectiva sanção, nos termos da legislação vigente”, informa o documento.
De acordo com a Abrabar, agora é preciso avançar nessa discussão
em outras cidades, onde casas noturnas e de eventos não tenham esta
oportunidade trabalhar. "Por exemplo, aqui na região metropolitana, as
vezes o decreto estadual libera o bar, mas não as casas noturnas e de eventos,
de ter a possibilidade também de se associarem com restaurantes".
Foto: Arquivo/casanovacuritiba.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário