Hospital Metropolitano

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

"Pedágio não pode ser novamente uma queda de braço política", afirma Evandro Araújo




O deputado estadual Evandro Araújo (PSD), vice-coordenador da Frente Parlamentar Sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná, comentou sobre o possível "acordo" entre os governos federal e estadual, divulgado nesta quinta-feira (19), em torno da manutenção do modelo criado ainda na gestão passada do Ministério da Infraestrutura para os novos pedágios.

"A ida do governador a Brasília é legítima, importante, demonstra um cuidado necessário com o tema. Acredito que não se trata de escolher um modelo A, de um governo, ou um modelo B de outro governo, mas sim dar celeridade ao processo de concessão sem perder de vista o desejo dos paranaenses por um modelo de pedágio com menor tarifa, que garanta obras e seja justo", disse Araújo.

Segundo o deputado, o modelo criado com base em estudos técnicos não pode ser totalmente descartado, mas precisa de ajustes para atender ao interesse público.

"Jogar tudo fora e começar do zero pode ser uma irresponsabilidade com o erário, principalmente porque os estudos trazem elementos importantes. No entanto, sabemos que diversos pontos precisam melhorar e serem atualizados, como por exemplo, a contagem de veículos que foi feita em 2019, antes da pandemia, e principalmente demandas feitas pela sociedade civil nas audiências públicas da Frente e da ANTT".

Outra mudança defendida por Araújo no modelo criado é a possibilidade de aumentar o controle regional sobre os novos pedágios por meio da criação de consórcios regionais para acompanhar a execução dos futuros contratos.

"Eu defendo a criação de lotes menores, administrados por consórcios regionais, que envolvam a sociedade civil, empresários, de cada região. Com participação local e controle social, podemos evitar problemas futuros e o não cumprimento dos contratos, como já aconteceu na última concessão".

”O pedágio não pode ser novamente uma queda de braço meramente política", completou Araújo.

--
Assessoria de Imprensa:

Adriano Rima (MTB 8952-PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOSPITAL METROPOLITANO DE SARANDI