segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Avançam entendimentos para rebaixamento da linha férrea entre Maringá e Marialva, passando por Sarandi



O prefeito de Sarandi, Walter Volpato, participou na manhã desta segunda, 18, de mais uma reunião que discutiu avanços no projeto de rebaixamento da linha férrea, da avenida Tuiuti, em Maringá, até limites com Marialva. O vice-prefeito de Sarandi, Wlademir Garbúggio, o secretário de urbanismo, Juninho Volpato, e o presidente da Câmara de Vereadores, Eunildo Zanchim, também participaram da reunião, coordenada pelo secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.


Volpato destacou a necessidade de investimentos em mobilidade na ligação Sarandi-Maringá, extensivo Marialva, considerando a conurbação entre as cidades, e reconheceu que esse esforço é cada vez mais urgente em função do crescimento urbano das duas cidades. “Nesse contexto, o projeto ganha enorme relevância e avanço da iniciativa passa pela convicção de é necessário construir opções de tráfego modernas, eficientes e, principalmente, seguras”, acrescentou o prefeito.


O rebaixamento da ferrovia no trecho de Sarandi a partir de Maringá não é proposta nova. Em 2019, a Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, enviou ao então deputado federal, Ricardo Barros, ofício solicitando apoio ao projeto. “O perímetro urbano do município é atravessa por 4,92 km de malha ferroviária, onde a inadequação de pontos críticos, como cruzamentos, pode converte situações perigosas em situações trágicas”, dizia ofício.


O município anexou ao ofício diversos documentos para justificar a reivindicação de encaminhar, num primeiro momento, a realização de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para realização da obra. Naquele ano, no ranking de prioridade do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, Sarandi ocupava a posição de número 70 entre as cidades prioritárias para execução de projetos de rebaixamento de linhas férreas.


O custo da obra é estimado em cerca de R$ 1 bilhão e pode ser viabilizada por meio dos recursos alocados pelo governo federal no Programa de Aceleração Econômica (PAC). O valor do projeto, cerca de R$ 900 mil, será bancado pela iniciativa privada. A linha férrea será rebaixada entre a avenida Tuiuti em Maringá até as proximidades da empresa CPA, em Marialva, numa extensão aproximada de 7,4 km (4,7 km em Maringá e 2,7 km em Sarandi).

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