Hospital Metropolitano

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Prefeituras da Região de Maringá apostam em serviços online e tecnologia



Prefeitos de Astorga e Marialva apresentam no Webinar das Cidades Digitais ações de transformação digital em andamento. Secretário Marcos Cordiolli destaca inovações para transformar Maringá em Cidade Inteligente

As Prefeituras da Região de Maringá estão intensificando o investimento em tecnologia que garanta maior eficiência da máquina pública e acessibilidade aos serviços públicos. Foi o que destacaram prefeitos e gestores durante evento online promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) para troca de experiências tecnológicas entre os municípios.

Prefeitos, gestores e servidores de quase 50 Prefeituras participaram do Webinar das Cidades Digitais da Região de Maringá, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, na manhã desta terça-feira (31). “O importante é que tudo seja voltado para a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida das pessoas. A transformação digital se tornou ainda mais necessária em função da pandemia que acelerou muitos processos. Por isso estamos aqui hoje compartilhando conhecimento e informações para que auxiliem no desenvolvimento das cidades”, observou o diretor da RCD, José Marinho.

O encontro contou com a participação da coordenadora-geral de Projetos de Infraestrutura para Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, que trouxe detalhes dos projetos que visam melhorar a conectividade nos municípios.

Segundo Daniela, o edital do 5G irá garantir uma política estruturante de comunicações no país, já que os compromissos de abrangência da proposta preveem que as empresas vencedoras executem a implantação de infovias nos municípios que ainda não contam com redes de fibra óptica. “Além de levar cobertura 5G, tem que também levar cobertura 4G para vilas e localidades que tenham pelo menos 600 habitantes, prover coberturas em diversas estradas do país e a obrigação de construir backhaul de fibra óptica em todos os municípios que não tenham esse tipo de cobertura chegando. Será extremamente importante para se ter internet de qualidade”, avalia a coordenadora do MCom.

Prefeitura digital – Uma gestão participativa que facilite o acesso da população aos serviços públicos é um dos objetivos da Prefeitura de Astorga. A prefeita Suzie Pucillo destaca o lançamento de uma Ouvidoria Digital para o recebimento de demandas. “A partir dessa ouvidoria a população pode estar fazendo seus pedidos e já sendo direcionada aos setores competentes. É uma ferramenta muito importante porque a pessoa não precisa sair mais da sua casa para fazer o seu pedido”, conta a prefeita acrescentando ainda a implantação de um aplicativo para que os contribuintes possam emitir documentos de forma online.

O prefeito de Marialva, Victor Martini, comentou sobre a modernização do Centro de Processamento de Dados e infraestrutura tecnológica que possibilitaram colocar a Prefeitura na era digital. Ele também frisou a efetividade do serviço 156 para melhor gestão dos serviços prestados no município. “Conseguimos mais facilidade na abertura dos chamados, controle da solicitação e também mais transparência. Traz muita agilidade para o munícipe e também uma agilidade para a nossa equipe que consegue se programar”, avaliou o prefeito.

Victor Martini também citou avanços como a central de monitoramento da cidade, sistema de reconhecimento facial nas escolas e a substituição por lâmpadas LED no parque de iluminação da cidade. “No começo da gestão criamos a secretaria de TI que fez toda a diferença. Conseguimos avançar muito e contando com a tecnologia. Esse projeto Marialva + Digital está trazendo muito mais agilidade, quebrando muitas barreiras na relação da nossa população com o serviço público”, finalizou o prefeito.

Maringá Cidade Inteligente – Destaque no país, Maringá caminha para se tornar uma cidade inteligente tendo a inovação como eixo principal na proposta do governo municipal. O secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação de Maringá, Marcos Cordiolli, disse que a grande transformação passa por uma gestão que tenha efetivamente um governo eletrônico.

“O primeiro grande eixo é integrarmos todos os nossos sistemas e todas as ações da Prefeitura serem efetivamente digitais. Estamos evoluindo muito rápido na implantação do SEI que é o Sistema Eletrônico de Informações. Devemos em maio ou junho do ano que vem já não estarmos mais utilizando papel e isso também está trazendo outros benefícios. Estamos provendo à população vários tipos de acessos mais rápidos, assim como os próprios servidores que estão podendo desenhar e aprimorar os seus fluxos internos de trabalho”, explica.

O Webinar das Cidades Digitais da Região de Maringá teve a parceria da S. Clara Comunicação, Sigma Telecom, Furukawa Eletric, IPM Sistemas, Pare Fácil - Estacionamento Rotativo Digital e Senografia, além do apoio do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSPORTE COLETIVO GRATUITO

 É isso mesmo, neste final de semana, 13 e 14 de abril, o transporte coletivo estará gratuito para você fazer a sua regularização e alistame...