quarta-feira, 23 de março de 2022

Congresso Paranaense apresenta a primeira cidade inteligente brasileira com certificação ISO


Trabalho realizado pela Prefeitura de São José dos Campos pode abrir caminho para que mais municípios melhorem seus índices de desenvolvimento. Principal encontro estadual de tecnologia para Prefeituras acontece em Maringá

A primeira cidade inteligente brasileira certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) será apresentada a gestores públicos do Estado que participam do 8.º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, nos dias 07 e 08 de abril, em Maringá.

São José dos Campos, localizada no Vale do Paraíba (SP), passou a integrar um seleto grupo de localidades certificadas no mundo com base em três normas internacionais NBR ISO (37120, 37122 e 37123) regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).

Segundo o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Alberto Marques Filho, palestrante confirmado no principal encontro estadual de tecnologia para Prefeituras, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), neste ano com apoio da Prefeitura de Maringá, as normas se referem a setores como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis. “Muito além da alegria por SJC ter conseguido a certificação em grau elevado, juntando-se a outras 79 cidades no mundo, o que mais nos motiva é a construção do mapa estratégico das fortalezas e oportunidades de melhoria para as próximas administrações em nossa cidade. Esse mapa estratégico é um grande legado desse trabalho e poderá conduzir a cidade a patamares muito mais elevados de entrega de serviços à população, de estruturação de novos procedimentos de trabalho e a sedimentação de uma estrutura de gestão cada vez mais responsável, eficaz, resiliente, criativa e sustentável”, observa Filho.

A certificação de São José dos Campos também pode abrir caminho para que mais municípios melhorem seus índices de desenvolvimento. Ainda conforme o secretário, foram 11 meses de trabalho e mais de 40 pessoas envolvidas diretamente no processo, além das equipes das concessionárias responsáveis por indicadores sensíveis para atendimento às três normas. “A visão desses avanços nos desafia a avançar cada vez mais, com tecnologia inteligente, com foco total na melhoria da vida das pessoas e do cuidado com o planeta. E quem sabe essa construção conjunta com as batutas do Parque Tecnológico SJC / ABNT possa inspirar outras cidades a avaliar sua maturidade e contribuir com o país na melhoria geral da gestão municipal”, acrescenta

Cidade Digital retoma o evento presencial que visa trazer soluções e informações que possam auxiliar a transformação digital, principalmente, de pequenos e médios municípios. 

As inscrições para o 8º. Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo https://sympla.com.br/rcd. O evento tem o patrocínio ouro da 1Doc, Elotech, Sigma Telecom e DCA; patrocínio prata da IPM Sistemas, Aprova Digital, CTMGEO, Betha Sistemas e Vox City Tecnologia; e apoio institucional da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest) e das Associações de Municípios Comcam, Amcespar, Amunop, Amusep, Amepar e Amop. Os Hotéis Metrópole, Deville e Bourbon estão oferecendo tarifas diferenciadas ao público inscrito.

Serviço:

8º. Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes

Maringá, dias 07 e 08 de abril de 2022

Inscrições gratuitas para servidores públicos:

https://sympla.com.br/rcd

Informações via WhatsApp pelo (41)3015-6812


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paraná tem 8,4 milhões de eleitores aptos a votar em outubro

  O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) divulgou, nesta quarta-feira (13), o eleitorado total do estado para as eleições de out...