Hospital Metropolitano

Hospital Metropolitano

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Campanha Outubro Rosa atinge objetivo com ações de conscientização e mutirão de agendamentos de exames

 


Ao longo do mês de outubro, a Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a importância dos cuidados preventivos contra o câncer de colo de útero e mama. Foram realizadas campanhas educativas, horários de atendimento estendido em Unidades Básicas de Saúde (UBS), atendimentos no sábado durante ‘Dia D’, além de centenas de exames preventivos coletados e agendamentos de mamografias.


Anualmente, durante o mês de outubro, são realizados mutirões de agendamentos de exames e demais ações de conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero. O objetivo principal com as ações preventivas é obter laudo precoce. Quando descoberta ainda nos estágios iniciais, as possibilidades de tratamento, assim como chances de recuperação são ampliadas. Ao todo, foram colhidos 473 exames de prevenção e 199 solicitações de mamografias.


Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama responde por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.“O alerta de prevenção também é para maridos, filhos, netos ou amigos. Todos precisam se informar sobre a importância da prevenção. Perdi minha mãe para o câncer de mama e sempre reflito sobre a possibilidade de ela ter tido um diagnóstico mais precoce”, afirma Márcio Manoel, secretário de Saúde.


O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) também promoveu atividades em alusão à campanha. Foi promovida uma manhã com o objetivo de proporcionar práticas de autocuidado como massagens, maquiagem, cuidados com o cabelo, além de café da manhã repleto de alimentos saudáveis. Na ocasião, além dos colaboradores da unidade, profissionais do salão de beleza Marina Afros e Cachos participaram voluntariamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sarandi é superado em casa na estreia do handebol feminino na Liga Nacional; Maringá é próximo adversário

Diante de numerosa e animada torcida, o handebol feminino de Sarandi estreou na Liga Nacional (Conferência Sul) e foi superado pelo time de ...