Hospital Metropolitano

Hospital Metropolitano

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Prefeitura de Sarandi intensifica combate à dengue e segue com campanhas de conscientização



A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica ações de prevenção e combate à dengue após período de chuvas e previsão de aumento das temperaturas. A Divisão de Endemias segue com diferentes iniciativas para o controle da reprodução do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de diversas doenças, entre elas a dengue, Chikungunya e Zika. Levantamento referente ao período de 17 a 21 de julho mostra que o índice de infestação predial é de 2,7%, considerado risco médio.

O trabalho é contínuo e durante o ano, agentes de endemias ministram palestras a estudantes da rede municipal de ensino numa parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo é conscientizar sobre as formas de reprodução do mosquito e fazer com que essas informações cheguem aos familiares. Ações como essa também são realizadas em frente a central de endemias. Por meio de mesa informativa, agentes se dedicam à orientação de pessoas que passam pelo local. 

No feriado de Finados e ao longo do fim de semana, a ação se concentrou no Cemitério Municipal a fim de impedir a entrada de embalagens plásticas e demais objetos que pudessem se tornar foco de reprodução do mosquito. A divisão também segue com as visitas rotineiras nas residências, feitas a cada 60 dias, para mapear possíveis focos do mosquito. Em caso de recorrência na visita seguinte, o responsável pelo imóvel é notificado com prazo para solução do problema. 

De forma quinzenal, agentes da equipe de pontos estratégicos se deslocam para empresas, comércios ou imóveis específicos que possuem maior risco de formação de focos de reprodução do mosquito. Caso algum morador identifique algum foco, basta registrar denúncia na Ouvidoria por meio do Whatsapp ou telefone, no 0800. A partir daí, a divisão de endemias é notificada e são encaminhados agentes para vistoria ao local denunciado. Atualmente, Sarandi conta com quase 69 mil imóveis, entre terrenos baldios, estabelecimentos comerciais, industriais e residências. 

A orientação para a população é que todos os locais que possam ter água parada sejam vistoriados. Caixas d’água devem ser lacradas, calhas precisam ser limpas de forma contínua, além de demais cuidados com locais que podem armazenar água parada. “O trabalho de prevenção é tarefa de todos. Cada morador deve cuidar de sua residência, a fim de combater a reprodução do mosquito”, afirma Rosana Santos, supervisora do Departamento de Endemias. 


Telefone da ouvidoria: 0800 115 5050

Whatsapp: (44) 3126-9686

https://www.sarandi.pr.gov.br/web/index.php/noticias/item/prefeitura-de-sarandi-intensifica-combate-a-dengue-e-segue-com-campanhas-de-conscientizacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sarandi é superado em casa na estreia do handebol feminino na Liga Nacional; Maringá é próximo adversário

Diante de numerosa e animada torcida, o handebol feminino de Sarandi estreou na Liga Nacional (Conferência Sul) e foi superado pelo time de ...