Hospital Metropolitano

Hospital Metropolitano

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Com mais de 700 procedimentos realizados, Prefeitura de Sarandi segue com projeto ‘Fila Zero Catarata



A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, realiza o projeto ‘Fila Zero Catarata’ desde julho de 2023. Por meio deste, cerca de 836 pacientes já foram atendidos, atingindo o objetivo da ação de zerar a fila de espera pelo procedimento. As cirurgias foram realizadas no Hospital dos Olhos, em Jacarezinho (PR), conforme encaminhamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Novos pacientes também serão agregados ao projeto, permitindo a realização do tratamento da doença.

No dia 25 de maio, está prevista nova viagem. Entretanto, os pacientes atendidos nesta etapa deram entrada ainda neste mês. Todos os procedimentos pré e pós cirúrgicos também foram realizados em Jacarezinho, o que exigiu grande estrutura logística. Ao todo, foram realizadas 135 viagens. Cerca de 40 pacientes com limitações para viagem aguardam o procedimento, que será realizado por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamusep). 

O prefeito de Sarandi, Walter Volpato, reforça a importância de cada servidor envolvido direta ou indiretamente no projeto. “Esse resultado só foi possível porque muitas pessoas competentes e comprometidas estavam envolvidas. Os servidores trabalharam incansavelmente na organização e execução de toda logística que envolveu o transporte de pacientes para uma cidade há mais de 240 quilômetros de distância. Essa conquista é de todos’’, afirma o prefeito.

‘’Nossa pasta busca, de forma contínua, oferecer a melhor experiência possível para os pacientes que necessitam de atendimento. Zerar a fila de espera pela cirurgia de catarata era um objetivo comum de todos envolvidos’’, afirma Márcio Manoel, secretário de Saúde. Mesmo com medidas eficazes para o atendimento de todos os pacientes, novos casos são diagnosticados diariamente no município. Em todo o país, cerca de 550 mil novos casos de catarata surgem todos os anos, aponta a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). 

A Catarata é uma lesão no ocular que atinge o cristalino, a ‘lente’ dos olhos, localizado logo atrás da pupila, deixando-o opaco. As causas da doença são variadas, a depender do tipo de catarata diagnosticada, sendo elas: senil, secundária, traumática e congênita. A doença, que é responsável por 49% dos casos de cegueira no país, é mais comum a partir dos 50 anos. Idosos acima de 75 anos representam 55,5% dos casos, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sarandi é superado em casa na estreia do handebol feminino na Liga Nacional; Maringá é próximo adversário

Diante de numerosa e animada torcida, o handebol feminino de Sarandi estreou na Liga Nacional (Conferência Sul) e foi superado pelo time de ...