domingo, 30 de abril de 2023

CAPOEIRA EM SARANDI











Neste domingo, 30/04/2023 uma apresentação fantástica de Capoeira na feira livre da Praça dos Pioneiros em Sarandi-PR coordenada pelo mestre Rock da Associação Cultural e Desportiva "Ginga e Mandinga". Um excelente trabalho prestado a comunidade de Sarandi envolvendo crianças e adultos o professor Rock juntamente com sua equipe trouxeram para o local seus alunos para uma demonstração que atraiu diversas pessoas ali presente. Queremos parabenizar o mestre Rock e toda sua equipe pelo belo e exemplar trabalho que somente vem a colaborar para que a comunidade possa ter a oportunidade de participar deste esporte e nos trazer mais apresentações para os Sarandienses.

segunda-feira, 24 de abril de 2023

A RUMO Logística, empresa que opera cerca de 14 mil km de malha ferroviária no país, já acumula R$ 103.110,00 em multas aplicadas pela Prefeitura de Sarandi

 


A RUMO Logística, empresa que opera cerca de 14 mil km de malha ferroviária no país, já acumula R$ 103.110,00 em multas aplicadas pela Prefeitura de Sarandi por não executar a conservação das margens dos trilhos no trecho que corta a cidade. São 4.5 km de extensão, distância que dobra considerando os dois lados da ferrovia. 


🗣 “Convertemos em multa as notificações feitas à empresa para que cumprisse com a obrigação de executar a limpeza do entorno dos trilhos”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Flávio Silva. “Mesmo notificada a cumprir com suas responsabilidades, a empresa permanece omissa, nos restando aplicar e ampliar o valor das multas”. 


✅ A primeira multa foi de R$ 14.730,00, dobrou na segunda autuação (R$ 29.460,00) e esse valor agora foi multiplicado por dois, alcançando R$ 59.920,00. Acumuladas, as três multas somam mais de R$ 104 mil. Se não houver reação da empresa, o valor da próxima autuação será de R$ 119.840,00 mil e vai dobrando a cada autuação. 


❗ Caso a empresa não pague as multas e nem realize a conservação, não se descarta ação judicial para impor multa diária à empresa e, num segundo momento, estuda-se movimento jurídico ainda mais rigoroso, que poderia levar ao desfecho de proibir a passagem de composições pelos 4,5 km de trilhos que cortam o município. 

terça-feira, 11 de abril de 2023

Árvore Sarandi está sendo plantada em todas as Escolas Municipais da cidade




Na manhã desta terça-feira (11), a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação, deram início ao projeto que tem objetivo de plantar a árvore popularmente conhecida como “Sarandi” (Caliandra Foliosa) em todas as Escolas Municipais da cidade.


A primeira escola a receber este importante projeto de educação ambiental, foi a Escola Municipal Massami Koga, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a árvore e também sobre a história do nosso Município.


Estiveram presentes na ocasião, o Prefeito de Sarandi, Walter Volpato, Vice-Prefeito, Wlademir Garbúggio, Secretário de Educação, Antônio Del Nero, Secretário de Meio Ambiente, Flávio Silva, Chefe de Gabinete, Osvaldo Luiz, Diretora da Escola Municipal Masami Koga, Mariza Aparecida e a Supervisora, Cristiane Pereira.


“É muito bom participar de projetos como este, onde podemos levar a educação ambiental para as crianças e também falar um pouco mais da história da nossa cidade para a nova geração”, ressaltou o Prefeito de Sarandi, Walter Volpato. Já o Vice-Prefeito, Wlademir Garbúggio, acrescentou: “Gostaria de parabenizar esta parceria importante para a educação e o meio ambiente, onde as secretarias estão trabalhando em conjunto para levar uma experiência muito importante para o espaço escolar

terça-feira, 14 de março de 2023

Lei de 2021 já prevê desvio de linhas de trem dos centros urbanos a partir

Lei de 2021 já prevê desvio de linhas de trem dos centros urbanos a partir de 2027

”O novo traçado para os trens de carga contribuirá com a logística do escoamento de produtos importantes, além de amenizar dados preocupantes de acidentes e mortes. Representa mais segurança para as famílias paranaenses”, disse o deputado Evandro.

sexta-feira, 10 de março de 2023

SOBRE AS FISSURAS NA BR-277 E AS NOVAS CONCESSÕES DOS PEDÁGIOS




O deputado estadual Evandro Araújo (PSD), um dos deputados mais atuantes nos debates dos pedágios na Assembleia Legislativa do Paraná, demonstrou

preocupação com os episódios de rachaduras na BR-277, trecho que leva ao nosso Litoral.

No entanto, Araújo também questionou o uso deste episódio para defender, por tabela, um atropelamento no processo dos novos pedágios no Paraná, que, segundo ele, precisam de diversas correções para atender o interesse dos paranaenses por menor tarifa e obras.

”Essas insinuações de que as rachaduras na BR-277 são por falta da nova concessão não procedem. Tivemos 25 anos de concessão deste trecho, onde não se tinham também ações preventivas para evitar fissuras como essas, onde se pagava uma tarifa entre as mais caras do Brasil, mesmo num trecho que já era duplicado", comentou o deputado.

”Portanto, não concordamos com essas insinuações, pois devemos ter cuidado para evitar os mesmos erros da antiga concessão. Precisamos, todos, termos responsabilidade. Vamos protocolar um requerimento ao DER para saber quem fazia esses estudos geológicos, de movimentação das rochas", completou Araújo.

Foto: Dalie 

Assessoria de Imprensa

Adriano Rima 




quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

13ª Conferência Municipal de Saúde.

 


A Secretaria Municipal de Saúde de Sarandi, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Sarandi, promoverá no dia 10 de março de 2023, a 13ª Conferência Municipal de Saúde.


A conferência ocorre a cada quatro anos e é promovida a nível municipal, estadual e federal, as conferências são espaços abertos às entidades, associações, movimentos sociais e população em geral para um amplo debate para avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a construção de Políticas Públicas e na definição de ações prioritárias no âmbito Municipal, Estadual e Federal que irão compor os respectivos Planos de Saúde.


As pré conferências precedem a realização da etapa municipal, são nas pré conferências onde o debate das ideias tomam forma e são elaboradas as propostas que serão debatidas e aprovadas na conferência municipal, esse amplo debate só será possível com a ampla participação popular.


A pré conferência será realizada dia 01/03/2023, a partir das 18:00 horas, na Casa da Cultura, Praça Ipiranga – Centro de Sarandi, programe-se e participe.


#Prefeituradesarandi #Sarandi #Paraná #Prefeitura #PréConferência #Saúde

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

"Pedágio não pode ser novamente uma queda de braço política", afirma Evandro Araújo




O deputado estadual Evandro Araújo (PSD), vice-coordenador da Frente Parlamentar Sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná, comentou sobre o possível "acordo" entre os governos federal e estadual, divulgado nesta quinta-feira (19), em torno da manutenção do modelo criado ainda na gestão passada do Ministério da Infraestrutura para os novos pedágios.

"A ida do governador a Brasília é legítima, importante, demonstra um cuidado necessário com o tema. Acredito que não se trata de escolher um modelo A, de um governo, ou um modelo B de outro governo, mas sim dar celeridade ao processo de concessão sem perder de vista o desejo dos paranaenses por um modelo de pedágio com menor tarifa, que garanta obras e seja justo", disse Araújo.

Segundo o deputado, o modelo criado com base em estudos técnicos não pode ser totalmente descartado, mas precisa de ajustes para atender ao interesse público.

"Jogar tudo fora e começar do zero pode ser uma irresponsabilidade com o erário, principalmente porque os estudos trazem elementos importantes. No entanto, sabemos que diversos pontos precisam melhorar e serem atualizados, como por exemplo, a contagem de veículos que foi feita em 2019, antes da pandemia, e principalmente demandas feitas pela sociedade civil nas audiências públicas da Frente e da ANTT".

Outra mudança defendida por Araújo no modelo criado é a possibilidade de aumentar o controle regional sobre os novos pedágios por meio da criação de consórcios regionais para acompanhar a execução dos futuros contratos.

"Eu defendo a criação de lotes menores, administrados por consórcios regionais, que envolvam a sociedade civil, empresários, de cada região. Com participação local e controle social, podemos evitar problemas futuros e o não cumprimento dos contratos, como já aconteceu na última concessão".

”O pedágio não pode ser novamente uma queda de braço meramente política", completou Araújo.

--
Assessoria de Imprensa:

Adriano Rima (MTB 8952-PR)

Pais atipicos alto indice de estresse

O apoio psicológico a pais de crianças atípicas é fundamental para a saúde mental e bem-estar dos pais, ajudando-os a lidar com o estresse e...