Hospital Metropolitano

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Beto Preto garante repasse de recursos para o Cisamusep

Na manhã desta quarta-feira (11), uma comitiva de prefeitos das cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) esteve reunida com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto. Na pauta, o repasse de recursos de custeio para o Consórcio Público Intermunicipal (Cisamusep); a distribuição de doses das vacinas contra a COVID-19; e a manutenção da central única do 192 e 193 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate).

Cisamusep

Durante o encontro, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Curitiba, Beto Preto anunciou que vai destinar R$ 840 mil, divididos em quatro parcelas, para o custeio do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense. Afirmou, também, que vai conversar com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior para que o Governo do Estado autorize mais uma fatia de recursos para o pagamento dos custos de manutenção da estrutura do Centro de Especialidades do Cisamusep.

COVID-19

Outro item da pauta da reunião foi a apresentação dos dados relativos à campanha de imunização contra a COVID-19. Relatório da Sesa demonstra que todos os 30 municípios da região da Amusep estão com porcentual de cobertura vacinal semelhante. “O que existe são localidades com uma quantidade maior de pessoas entre 30 e 40 anos, por exemplo. Aí, uma cidade avança para uma respectiva faixa etária e outra, para um grupo com mais ou menos idade”, explicou o Beto Preto.

Samu e Siate

Sobre a central unificada do 192 e 193, o secretário garantiu que a estrutura será mantida, pois oferece um serviço de melhor qualidade à população; uma redução de custos; e mais agilidade no atendimento à comunidade. Ele acrescentou que, em parceria com o Samu Regional Norte Novo, administrado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Gestão da Amusep (Pró-Amusep), vai trabalhar para qualificar as bases, localizadas na região; o que representa uma parcela maior no repasse dos recursos.

Diálogo

O presidente do Cisamusep, prefeito de Ourizona, Manoel Rodrigo Amado, considerou a reunião “muito produtiva”. O presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, ressaltou a força da união dos prefeitos, que, “quando buscam soluções conjuntas para os problemas comuns”, todos ganham. O presidente do Pró-Amusep, prefeito de Doutor Camargo, Édilen Henrique Xavier, o Mineiro, destacou que o encontro atingiu o objetivo. “Nossa proposta é manter o diálogo e um canal de comunicação permanente com o Governo do Estado para que possamos oferecer, cada vez mais, um serviço de melhor qualidade para a comunidade”, frisa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSPORTE COLETIVO GRATUITO

 É isso mesmo, neste final de semana, 13 e 14 de abril, o transporte coletivo estará gratuito para você fazer a sua regularização e alistame...