Hospital Metropolitano

sábado, 25 de setembro de 2021

Guto Silva garante apoio para construção da sede própria da Amusep

                             

O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Luiz Augusto Silva, o Guto Silva, garantiu apoio ao trabalho realizado pela atual diretoria da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense para viabilizar a construção da sede própria da Amusep. Nesta sexta-feira (25), pela manhã, o “braço direito” do governador Carlos Massa Ratinho Júnior aproveitou que cumpria agenda na região e fez uma “visita surpresa” aos prefeitos, que participavam da reunião mensal da entidade

Na abertura do encontro, Guto Silva fez um balanço das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado e falou sobre a expectativa para o próximo ano. Destacou que os prefeitos precisam estar alertas em relação à arrecadação própria e, mais uma vez, ressaltou a importância de os gestores apresentarem os “projetos prontos”, quando forem reivindicar obras e melhorias nos serviços públicos prestados à comunidade.

50 anos

Sobre a sede própria, Guto Silva anunciou ser parceiro da diretoria da entidade para mobilizar a bancada regional dos deputados estaduais e viabilizar parte dos recursos necessários para a execução da obra. “Vamos somar as forças para ‘presentear’ a Associação, que, no próximo ano, comemora os 50 anos de fundação. A Amusep é uma referência no movimento municipalista. Está localizada em uma região, que é um celeiro riquíssimo de oportunidades. Vocês merecem ter uma sede moderna, bonita e funcional”, frisou.

O presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, agradeceu, primeiro, a presença do chefe da Casa Civil na reunião e, depois, afirmou que o apoio dele é um “passo gigante” para concretizar um “sonho” cultivado a cinco décadas pelos prefeitos que fizeram da Associação um dos modelos de sucesso do municipalismo nacional. “Chegou a hora de o sonho virar realidade. A manifestação do Guto Silva era o impulso que precisávamos para acelerar o processo de conclusão do projeto arquitetônico e passarmos para o início da obra”, declarou.

Homenagem póstuma

Na abertura, o presidente Rogério Bernardo prestou uma homenagem póstuma ao ex-prefeito de Uniflor e presidente da Amusep, gestões 1981 e 1982, José Carlos Pagliacci, o Carlão, 81 anos. Foi observado um minuto de silêncio. Duas vezes vereador e prefeito por dois mandatos, de 1969 a 1973 e de 1977 a 1982, era natural de Pirajuí, Estado de São Paulo, e servidor público aposentado. Ele faleceu na noite de quinta-feira, no Hospital Paraná, em Maringá,

onde estava internado, por ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

]Segurança e Piscicultura

Após pedir licença para os prefeitos para seguir para o próximo compromisso da agenda, em Apucarana, Guto Silva deixou o encontro. Na sequência da pauta, o diretor de tecnologia da Alca Network, Fernando Andrade, apresentou as soluções inteligentes que a empresa oferece para a área de segurança pública, com o uso de câmeras e sistema de informática para o reconhecimento facial, busca de carros e pessoas procuradas pela justiça, monitoramento do trânsito, entre outras.

Depois de Andrade, foi a vez de o diretor da Planejafish, Pedro Castro, mostrar o trabalho que a empresa realiza para impulsionar a atividade de criação de peixes e, principalmente, comprovar que a piscicultura é uma importante fonte para o desenvolvimento regional, pois reúne várias opções para serem implantadas desde nas pequenas propriedades da agricultura familiar até em grandes áreas e nos rios.

Presidente

Durante a reunião, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, confirmou a presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, na cidade. No dia primeiro de outubro, na sexta-feira da próxima semana, ele participa da inauguração oficial da ampliação da pista e no pátio de manobras de aeronaves do Aeroporto Regional Sílvio Name Júnior. A pista passou de 2,1 mil metros para 2.380 metros de comprimento. O investimento foi de mais de R$ 81,5 milhões, com recursos do Governo Federal.

Convites

No encontro mensal, os prefeitos foram convidados para participarem de dois eventos. No dia 30, próxima quinta-feira, ocorrerá o programa de interiorização da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf). A chefe do Escritório Regional, Silvana Pazzetto Arruda, falou sobre a programação, que, no período da tarde, contará com a presença do secretário Ney Leprevost. As atividades ocorrerão no Teatro Calil Haddad.

Nos dias sete e oito de outubro, será realizado o Primeiro Simpósio de Compliance e Controle, também no Calil Haddad. A secretária Municipal de Compliance e Controle, Camille Lima Cardoso Faccin, informou que, na oportunidade, será feito o lançamento do Programa de Integridade e Compliance de Maringá. Ela estendeu o convite para os procuradores jurídicos e os responsáveis pelo controle interno das prefeituras.

Presenças

O deputado federal, Luiz Nishimori; os deputados estaduais, Adriano José da Silva, o Soldado Adriano; e Evandro José da Cruz Araújo, o Evandro Araújo; o reitor da Universidade Estadual de Maringá, professor doutor Júlio César Damasceno, também estiveram presentes na reunião mensal de prefeitos.

Cláudio Galleti


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garbuggio visita a nova prefeitura

  Junto ao prefeito Walter Volpato visitei a obra da nova prefeitura, em fase de construção, com estimativa de economizar cerca de R$ 1,8 mi...